Os Atuences do Tibet

Os Atuences do Tibet

Nas frias e belas montanhas situadas no norte da província Yunnan, na fronteira com o Tibet, vivem mais de meio milhão de Tibetanos que falam a língua Atuence. 
          
Antes da invasão comunista, o povo Atuence ocupava o Tibet, mas após a divisão geográfica, a cidade de Zhongdian, onde vive a maior parte dos Atuence, passou a ocupar o extremo norte da província Yunnan.

A cidade de Zhongdian foi oficialmente aberta a estrangeiros em Dezembro de 1992, mas poucos se aventuraram até lá. Não obstante estar situada a apenas 198 Km a noroeste de Lijiang, a duração da viagem, de ônibus, é de 8 árduas horas. O percurso pelas montanhas é desafiador: de um lado, um precipício e do outro, um violento rio. Durante a época das chuvas, muitas vezes é preciso fechar a estrada durante semanas devido à avalanches e desabamentos.

O povo Atuence se identifica como “Tibetano”. O nome “Atuence” se refere à língua falada, que os demais povos não consegue compreender. No norte de Zhongdian está situado o Mosteiro Jietang Songlin, o maior da província Yunnan, com centenas de monges.

No entanto, no passado, Deus agiu entre os Atuence. Em 1993, alguns missionários alugaram um jeep e viajaram até a fronteira com o Tibet. Após horas de viagem, eles se depararam com uma Catedral Européia situada num verdejante vale. Três vilas tibetanas situadas na fronteira, mas do lado do Tibet, e no Município de Weixi Lisu, em Yunnan, são católicas. Um padre chinês, já de idade, que havia dedicado a maior parte da sua vida a pastorear os Tibetanos, contou como aquela área havia se convertido, quando alguns missionários católicos franceses lá estiveram, no final do Século IXX. Os missionários construiram a Catedral antes de serem forçados a deixar o Tibet.

Não sabemos ao certo se os Tibetanos católicos são “nascidos de novo”, mas existem sinais de uma forte devoção. Durante décadas, essas vilas se recusaram a celebrar os feriados e festas religiosas tibetanas, preferindo celebrar a Páscoa e o Natal. As práticas Lamaístas foram abandonadas e toda espécie de idolatria proibida. Eles adotaram alguns aspectos da cultura Tibetana nos cultos, sem violar os princípios bíblicos. Uma vez que a maior parte da população é analfabeta, eles conservam as histórias bíblicas em gravuras.

Louvamos a Deus pela vida dos primeiros missionários que levaram o Evangelho a regiões tão distantes, sem qualquer recompensa!

No entanto, a maior parte dos Atuence nunca ouviu o nome de Jesus. É desconhecida a intenção de abrir uma igreja naquela área. Continua sendo impossível para a comunidade cristã mais próxima enviar equipes que levem as boas-novas aos Atuence.

Ore :

 Para que o Evangelho alcance todo o povo Atuence.

 Para que as pequenas vilas brilhem a luz de Cristo.

 Por intercessores e evangelistas para que o povo Atuence seja alcançado.

População: 590.000

Cristãos: 300

Religião: Lamaísmo

Língua: Sino-Tibetana

Dialetos: 0

96% Nunca ouviram o Evangelho ou o nome de Jesus

4% Foram evangelizados mas não se converteram

Anúncios
Esse post foi publicado em Pedidos de Oração. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Os Atuences do Tibet

  1. Pr. Natã disse:

    Olá Irmãos, graça e paz.
    Deus lhes abencoe.
    A igreja que congrego tb. é uma igreja missionária, estaremos orando por este povo, a qual o irmão se refere. Juntos podemos fazer a diferença.
    Parabéns, o espaço é bem sugestivo.
    um abrço a vcs. meus conterrâneos.
    Amo Goiânia, sempre que posso vou por aí. Meu paizão mora na vila regina e meu irmão próximo do parque oeste, sem contar outros parentes.
    Mês de outubro vou pregar em algumas igrejas, quem sabe aproveito e vou até vcs. para conhecê-los.
    Valeu.
    Pr. Natã

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s